Apresentação e Reflexões
Meu nome é Valdecir Teófilo
Moreno, sou professor da rede Estadual de Ensino, lotado no mesmo colégio que é
um dos polos de apoio a formação: Escola Luzia Simões. Trabalho ministrando a disciplina Matemática;
tenho experiência nos três níveis de ensino; fundamental, médio e superior. Estou participando do projeto PROINFO com expectativa
de aprimorar o pouco de conhecimento que tenho sobre ambientes virtuais.
Após assistir o vídeo “A
formação do docente no século XXI” observei que o vídeo se passa com cenas em
alta velocidade nos projetando para uma perspectiva de futuro; ao mesmo tempo
que o narrador vai relatando, como se nossa vida estivesse na mesma velocidade
das cenas. Penso que para nós, que
vivemos nos grandes centros, nos ocupamos de sobremaneira com várias
atividades, muitas delas como necessidade de mercado. Manter-se ocupado por mais tempo para, assim,
gerar melhor rendimento e, então, manter um mesmo nível de consumo. Penso como professor que geralmente trabalho
os três turnos; não longe de outras profissões que também sugam o trabalhador
em função de retorno esperado; horas extras de uma indústria, mais plantões em
hospitais, etc...
Talvez o trabalhador do
campo não sofra tanto os efeitos dessas transformações, digo, os que
desempenham funções do setor primário, com pouca exigência intelectual.
Agora, voltando à nossa
categoria e em nosso meio tecnológico, manter-se atualizado e dominando as
tecnologias já existentes, é de certa forma um desafio que aumenta na medida em
que novas descobertas são incorporadas em nosso cotidiano.
O docente deve estar
preparado, sim, para absorver o que é novidade e fazer uso dos recursos
tecnológicos disponíveis. Penso que é
essa a mensagem que o vídeo tenta nos passar.
Apesar de não ter tido a
oportunidade de discutir sobre a inclusão digital com meus colegas e formadores
nessa turma, posso fazer uma reflexão sobre as diversas discussões que já tive
e participei com outros grupos e outros formadores e ou instrutores.
Hoje a educação atravessa
fronteiras com o auxílio dos computadores e da internet. Já vivemos uma realidade formando professores
em Cursos a Distância com excelente nível e padrão de qualidade; como por
exemplo: a Universidade Federal da Paraíba, em diversos Cursos que
disponibiliza junto a Universidade Aberta do Brasil e com apoio e avaliação da
CAPES. A certeza de qualidade está no
selo de qualidade que poucos Cursos com reconhecimento presencial conseguem
obter, o Curso de Matemática a Distância obteve nota 4,0 , em uma avaliação que
tem nota máxima 5,0.
Quando se fala em inclusão
digital, nós educadores, pensamos logo em recursos voltados para nosso meio,
isto é óbvio pois pensamos Educação.
Mas, a tecnologia proporciona a inclusão digital em outros ambientes e,
não necessariamente, de salas de aula.
Podemos citar os avanços nos aparelhos da área da saúde, softwares
inteligentes para as mais diversas engenharias e ainda, máquinas cada vez mais
velozes e interligadas.
De fato, o professor deve estar
pronto para esta realidade e também deve ter consciência de que não é possível
abraçar todos os campos e acompanhar os avanços ao mesmo tempo. Mas, deve ter noção suficiente para poder
conversar sobre os efeitos dessa transformação e o melhor uso delas quando se
defrontar com uma situação em que seu aluno já está tecnologicamente mais
integrado do que ele.
A disponibilidade de um curta na semana passada
permitiu me acompanhar uma breve retrospectiva da evolução dos meios de
comunicação, suas descobertas e a evolução.
Através do vídeo é possível chegarmos a conclusão de que a linguagem é
um operador de grande significância para os saltos revolucionários. A ampliação dos sistemas de comunicação de
dados e a possibilidade de comunicação em tempo real, com um número cada vez
maior de indivíduos, muda o cenário mundial de tempos em tempos, sendo cada vez
menores os espaços entre eles. Como base
real para tais afirmações, podemos citar as grandes passeatas que foram
combinadas pelas redes sociais nas últimas semanas.
Espero com estas reflexões
que possa acrescentar algo significativo para nossas futuras discussões.
Valdecir
T. Moreno
27/06/2013
Professor, excelente participação.
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