sexta-feira, 21 de junho de 2013

3.2 Rosemeri - Síntese dos encontros

Inicialmente houve uma apresentação da turma, pois é importante que a equipe conheça um pouco de cada participante, e todos tiverem a oportunidade de falar sobre o objetivo de está participando do curso. Foram apresentadas a diretrizes do curso e tivemos as primeiras orientações de como usar um computador.

Durante todo o período, formam apresentados alguns vídeos educativos enfatizando o avanço, ou seja, a evolução da  tecnologia, onde houve debates do ponto de vista dos participantes,  e percebemos que a dificuldade de manusear os equipamentos  se atribui para alguns caso, por falta de oportunidade de participar de cursos  como esse. Daí percebemos que só vem a melhor a vida dos profissionais que tentam evoluir juntos com seus alunos, caso contrário estaremos sempre  desinformados, e isso dificulta para conviver com o mundo que nossos jovens entendem.

Desenvolvemos alguns textos, com nosso ponto de vista em relação aos vídeos apresentados, como também diante de alguns depoimentos dos participantes, voltado para a evolução tecnológico, onde soma positivamente ou não.  Fizemos um debate aberto e partimos para organizar e construir um projeto integral, e escolhemos um tema gerador para ser discutido e trabalhado.

Foi aberto um debate, onde a discussão e aprofundamento reflexivos sobre as relações entre escola, tecnologia e sociedade, oportunizou os participantes a defenderam  os  pontos positivos e negativos nas nossas vidas.

Percebemos que  durante a realização de atividades e debates, é notório perceber  as inquietações por parte dos profissionais , que necessitam desse curso para poder se infiltra e conhecer um pouco do mundo dos seus  alunos,  acompanhando no processo evolutivo da tecnologia. Portanto está sendo de grande importância a realização do mesmo, pois está oportunizando os profissionais a se renovar e atualizar dentro do mundo digital.

                                   

2 comentários:

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  2. Escrever segundo ao dicionário Aurélio é exprimir-se por sinais gráficos, caracteres convencionais. Ao se deparar com a polêmica da escrita cursiva, sugerido pelo vídeo, vale a pena considerar dois pontos:

    • Quanto a escrita como ferramenta de aprendizagem é prática da Língua Portuguesa;
    • Quanto a escrita gerada por meios de recursos tecnológico;

    Pensando no primeiro ponto pode-se gerar uma perspectiva considerada perigosa pois, de acordo com que a mãe da criança entrevistada no vídeo da reportagem em discussão abordou que o conhecimento ortográfico e sintático do aluno poderiam ficar comprometidos caso haja o uso definitivo de recursos tecnológicos para a escrita, uma vez que a prática da escrita faria com que o aluno tivesse a absorção do conhecimento através do treino.

    Mas, será que o treino é um processo favorável ao conhecimento significativo?

    Segundo Ausubel (2001-2002, V.2, nº 1, pp.39-42):”[...] a aprendizagem significativa está relacionada ao processo de aprendizagem e a estrutura em torno da dimensão da aprendizagem por descoberta.” Esse tipo de aprendizagem é denominada como aquela que mostra como o aluno deve se a aproximar do polo de construção conceitual para chegar ao ponto ápice desse processo que é a descoberta e não à uma aprendizagem mecânica e repetitiva.

    Acreditando que a aprendizagem significativa pode ser obtida através de recursos tecnológicos que se tece a tese de investir mais na formação de professores bem como, na sua capacitação profissional, pois de forma muito precisa, para que se tenha um bom resultado diante ao uso ou não uso de ferramentas tecnológicas, o processo só dependerá da forma de mediação do professor diante a sua metodologia pedagógica e tecnológica. Tendo isso como ponto de partida, não tem o porquê de tantas polêmicas apresentadas na representação da escrita, pois o processo de aprendizagem fluirá naturalmente no universo da geração digital.

    Bibliografia:
    • Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.41-42, jul. 2001-jul. 2002;

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