sexta-feira, 21 de junho de 2013

3.2 Roberto - Síntese dos encontros

Eu me chamo Roberto Araújo, sou professor efetivo da Educação básica do Estado da Paraíba. Sou graduado em geografia pela Universidade Estadual da Paraíba, onde conclui o curso no ano de 2012.
Ensino na Escola Estadual Luzia Simões Bartollini, no Jardim Planalto em João Pessoa. Ensino turmas de nível fundamental e médio.
Antes de ser professor já fui comunicador numa emissora de rádio comunitária em Mari-PB, de onde sou natural. Já fui recepcionista da Prefeitura Municipal de Sobrado-PB e durante 10 anos dei aulas de reforço escolar.
Vendo a necessidade de sempre renovar minha prática docente decidi fazer este curso visando iniciar formalmente o conhecimento de algo tão importante nos dias atuais, que é a questão das tecnologias da informação.
Por considerar importantíssima a oportunidade de ser introduzido ao universo digital e tecnológico da educação no século da informação, estarei tentando aprender tudo o que for possível, no intuito de quando surgir as oportunidades certas utilizar tal conhecimento como método e instrumento de aprendizagem
Durante nossos encontros refletimos sobre diversas coisas, como por exemplo, refletimos sobre o papel do docente no século XXI. Nesse sentido podemos dizer que nós professores somos desafiados a educar as pessoas para as coisas que ninguém sabia antes e prepara-las para aquilo que ninguém sabe o que é, mas que teremos que saber futuramente. Assim o nosso desafio é mostrar que nessa sociedade que sofre constantemente metamorfoses nós temos que está preparados para lidar com os novíssimos conhecimentos construídos nessa época da informação e da tecnologia.
A sociedade atual está cada vez mais permeada pelas tecnologias, por isso, dizemos que estamos na era digital. No entanto, nem todos acesso a esse tipo de tecnologia, bem como, não tem preparação adequada para usá-la.
O desafio para esse século é incluir, ou seja, buscar meios de tornar a tecnologia digital cada vez mais presente na vida das pessoas, mas que essas pessoas sejam protagonista e não apenas um grupo seleto.
Incluir é dar plenas condições de uso dessa tecnologia e preparar as pessoas para o uso das mesmas, ou seja, de nada adianta dar instrumentos sem que antes preparar os usuários dos mesmos
A partir dessas reflexões pensamos no tema do nosso projeto coletivo. Decidimos escolher o tema “Professor Conectado: Mergulhando nas TICs e unificando conhecimentos”, uma vez que vemos as dificuldades em se utilizar das TICs em nossa prática pedagógica enquanto educadores da era da informatização. 
Também discutimos sobre a diferença entre teto escrito e texto digital. Então é possível dizer que o texto escrito, no sentido tradicional, é algo menos amplo que o texto digital, porém, não menos complexo. O texto digital chega a mais pessoas de uma forma mais rápida e requer o domínio de ferramentas tecnológicas, ou seja, requer uma alfabetização tecnológica. E por fim ao texto digital é uma inovação do texto escrito, pois, que nunca redigiu um texto não saberá digitar o mesmo, então na realidade é necessário habilidades comuns aos dois tipos de textos referidos.
Ao refletirmos mais um pouco sobre nosso projeto integrado pensamos na problematização, objetivos e justificativa para ele. Na problematização discutimos sobre encontrar uma forma de nós professores também acompanharmos as novas tecnologias da informação é algo que está evidente e que os objetivos do nosso projeto coletivo gira em torno de mostrar a importância do professor acompanhar as inovações tecnológicas informacionais.
Por fim refletimos sobre o vídeo “sonho aos ares”, onde foi possível discutir que assim como ontem o homem também cria e aprimora coisas. O principal projeto de sucesso de cada homem começa com o sonho assim como é o título do vídeo. O Homem não se dá por satisfeito apenas com as coisas naturais ele quer mais. Basta ver os avanços tecnológicos dos dias atuais. 

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