segunda-feira, 1 de julho de 2013

4.1 Letra cursiva perde espaço para letra "teclada" ?


Realmente é algo a se pensar com mais cautela. Pois, se por um lado a tecnologia e informatização traz benefícios a humanidade, tornando cada vez mais prática a arte de escrever. Por outro, tudo o que tem se conseguido com essa tecnologia adveio da escrita manual. Até que ponto o “teclar” é benéfico, não sei. Mas, que o ser humano tem dificuldade de se expressar através da escrita (texto escrito ou não) isso é fato. Será que deixar de ensinar a escrever com letra cursiva, passando somente a escrever com o auxílio de um teclado cessará os erros de gramática, ortografia, coesão e coerência que temos cometido?

Além disso, tem a importância do desenvolvimento do controle motor da criança, que em minha opinião ficará mesmo afetado. Principalmente trazendo essa discussão pro campo da Matemática. Seria possível ensinar uma criança, em seu primeiro contato com os números, somente utilizando teclados? 

Um comentário:

  1. O tema proposto no vídeo visualizado em http://www.youtube.com/watch?v=KrPcsUmKy5U nos remete mais uma vez a pensar sobre os impactos dos avanços tecnológicos na educação e em nossas vidas. Será que a escrita poderá ou deverá ser substituída pela digitação?!
    Apesar dos crescentes avanços tecnológicos e numa sociedade cada vez mais digital, é valido salientar que, a comunicação escrita foi e ainda é um importante meio de expressão. Não que o texto digitado não seja, porém a união de ambos me parece mais efetiva. Não creio que a sociedade esteja preparada e nem deva deixar de aprender a escrever, mas sim, unir o útil ao agradável e poder escolher entre escrever e digitar.

    ERIKA M G DE MELO

    ResponderExcluir