segunda-feira, 1 de julho de 2013

4.1. Atividade - A distância



TEXTO COLETIVO 
Vídeo: Lápis perde espaço para o teclado

 No estado de Indiana, nos Estados Unidos, não será mais obrigatório ensinar a escrever com letra cursiva. No Brasil, o tema ainda causa polêmica, mas o professor ressalta a importância desta escrita no controle motor das crianças”. 

Diante do vídeo e do texto acima, dê sua opinião. Todos os cursistas terão a oportunidade de expor aquilo que pensa, sobre a tecnologia na educação e na sua vida cotidiana. 

Use a caixa de comentário abaixo para interagir sua concepção.

33 comentários:

  1. Minha opinião:
    Por Valdecir Teófilo
    Está claro que a escrita é um dos meios de comunicação que permitiu a evolução do homem nos mais diversos campos da humanidade. É notável que, sem ela, fixada em objetos, nossa evolução teria sido muito mais lenta. Imaginemos se não tivéssemos a escrita; precisaríamos transmitir os mais diversos assuntos apenas verbalmente ou na dependência de uma tecnologia que por mais moderna, gera dependência de outra, e de outro e assim por diante(falo baseado da necessidade de energia e da evolução do código binário inicialmente entendido pela máquina). Particularmente, não sou a favor da abolição da escrita cursiva, acredito que ela é fundamental para homem. No Brasil a não obrigatoriedade da escrita cursiva torna a coisa ainda mais complicada, pois todo nosso ensino está moldado em aspectos que estão intimamente ligados ao desenvolvimento da criança, em função do que ela pode traduzir pela escrita (para quem quiser se aprofundar pela temática, veja o documento do Ministério da Educação: Orientações para o trabalho com a Linguagem Escrita).
    Outras sugestões de leitura, entre elas o projeto de lei do RJ que sugere a caligrafia como currículo obrigatório:
    http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-artigos/a-arte-perdida-da-escrita-a-mao
    http://www.istoe.com.br/reportagens/106164_OS+BENEFICIOS+DE+ESCREVER+A+MAO
    http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro99.nsf/57b07275a3e4c007832567040007cc4d/1f741beb51d7226103256bcf006aab70?OpenDocument

    ResponderExcluir
  2. Também escrevo com letra de forma pelo mesmo motivo do professor de matemática que aparece na matéria sobre letra cursiva. No entanto, admiro quem tem caligrafia e acho que mesmo com toda tecnologia a escrita à mão nunca vai desaparecer totalmente. Até por que com o avanço da informática poderemos escrever com letra cursiva e digital ao mesmo tempo.

    JUNIOR DAMASCENO

    ResponderExcluir
  3. Lápis perde espaço para o teclado?
    Greyce Martins

    O uso da letra cursiva no Brasil não deve ser substituído pelo teclado, este deve se apresentar como ferramenta de auxílio para o homem, pois é também através do uso da letra cursiva na caligrafia que o ser humano consegue desenvolver sua coordenação motora e que apreende sua língua nativa. Com o uso da tecnologia os erros de escrita são corrigidos automaticamente, sem que o digitador se preocupe com o que está sendo escrito. As duas formas de expressão devem ser utilizadas no nosso dia-a-dia, vendo que a tecnologia se torna mais presente nas nossas vidas.
    Não podemos esquecer que toda essa intervenção tecnologia ocorre através de uma máquina, e que máquinas mesmo se apresentando “perfeitas” são falhas, portanto, o manuscrito se apresenta de grande importância nas nossas vidas, vai que um dia nos falte energia em algum momento, o que sobrará serão apenas aquilo que foi impresso ou que foi escrito.

    ResponderExcluir

  4. Diante da modernidade podemos perceber o grande acesso as tecnologias, como celulares, computadores e tablets, ou seja, um grande número de equipamentos que possuem teclado, mas não podemos nos deixar influenciar e descartar a escrita, pois nela contém a importância de estimular a coordenação motora da criança.
    Para aprendermos devemos passar por diversas fases e cada uma requer uma atenção necessária pela sua real importância na construção do aprendizado.

    Antônio Caxias de Lima Júnior

    ResponderExcluir
  5. Lápis perde o esoaço para o teclado ?!
    Maria José Cavalcanti

    Esse vídeo mostra o cuidado que nós docentes devemos ter sobre as tecnologias, apesar do grande crescimento tecnológico, é imprescindível a escrita nos primeiros anos de escolarização da criança para o desenvolvimento adequado da coordenação motora da criança.

    O uso do computador é importante, por que nele contém ferramentas modernas e estimulantes.

    ResponderExcluir
  6. Por Jarleyde Andressa
    Bem, realmente é algo a se pensar com mais cautela. Pois, se por um lado a tecnologia e informatização traz benefícios a humanidade, tornando cada vez mais prática a arte de escrever. Por outro, tudo o que tem se conseguido com essa tecnologia adveio da escrita manual. Até que ponto o “teclar” é benéfico, não sei. Mas, que o ser humano tem dificuldade de se expressar através da escrita (texto escrito ou não) isso é fato. Será que deixar de ensinar a escrever com letra cursiva, passando somente a escrever com o auxílio de um teclado cessará os erros de gramática, ortografia, coesão e coerência que temos cometido?
    Além disso, tem a importância do desenvolvimento do controle motor da criança, que em minha opinião ficará mesmo afetado. Principalmente trazendo essa discussão pro campo da Matemática. Seria possível ensinar uma criança, em seu primeiro contato com os números, somente utilizando teclados?

    ResponderExcluir
  7. Por Marivaldo

    Para mim, principalmente nos primeiros anos escolares ainda é indispensável o uso do lápis, por uma series de fatores como coordenação e outros.
    Mas é indiscutível o ganho para os alunos ao usar o computador, com ferramentas modernas de organização de textos e um ambiente visual que serve ate mesmo de motivação.
    Ter habilidade com o teclado é sim tão importante quanto ter uma bom domínio discursivo.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de a tecnologia ser algo que cada vez mais presente na vida das pessoas, bem como, ser mais prático utilizar o teclado de um computador, a opinião da mãe que apareceu no vídeo é bem pertinente. A escrita cursiva demanda determinado esforço e contribui com a coordenação motora e com a alfabetização das pessoas.
    Por isso pensar retirar a escrita cursiva do cotidiano do aluno e substituí-la pelo automatismo da sociedade da era tecnológica é fazer com que o aluno e o computador se tornem um só, ou seja, que ele (o aluno) faça tudo automaticamente.
    É importante lembrar que de nada adianta a tecnologia pela tecnologia. Quem aprende tem que aprender plenamente, ou seja, a alfabetização tem que ser tanto pela escrita cursiva e pela prática tecnológica.

    Por Roberto Araújo

    ResponderExcluir
  9. Atualmente podemos constatar que a população de um modo geral está cada vez mais tendo acesso as tecnologias e, por esse motivo torna-se comum a utilização do teclado, quer seja no celular, caixas eletrônicos, controles remotos, computadores, microondas, geladeiras, em fim uma infinidades de equipamentos que já fazem parte do nosso cotidiano e que são acessados por via teclado.
    Mas não podemos nos distanciar da questão de que a língua tem várias formas de se expressar e uma delas é o “teclado”, assim não podemos deixar de lado a escrita mesmo porque a coordenação motora passa por um aperfeiçoamento quando estamos executando a caligrafia.
    Essa questão de que “o lápis perde espaço para o teclado” não traduz a real função da tecnologia na formação acadêmica, pois, o modelo do processo de informatização foi formatado com o interesse de agregar valores e não de exclusão.
    Por fim, vemos que o processo de aprendizado passa por inúmeras fases e cada fase merece atenção para não ser suprimida, haja vista, sua inegável importância na construção do saber.

    Por Robson Almeida

    ResponderExcluir
  10. O tradicional ainda é de imensa importância na nossa era, e a escrita manual faz parte dessa necessidade. Além de ajudar na parte motora da criança, quando se escreve manualmente o raciocínio é mais trabalhado. Deve-se porém, unir a tradicional escrita com as novas tecnologias, para que juntas possam somar na vida do aluno.
    Annecy Venâncio

    ResponderExcluir
  11. Apesar dos meios tecnológicos que estão disponíveis em nosso cotidiano, como celulares, computadores, tablets e etc, ainda se faz necessário estimular a escrita que é um processo de aprendizagem muito importante para a construção educativa do cidadão.

    Roberta Kelly

    ResponderExcluir
  12. O lápis não perderá o espaço para teclado, por que a coordenação motora é trabalhada desde da infância, quando ela começa a dar os primeiros traços, assim aprimorando o seu desenvolvimento intelectual que é o processo de leitura e escrita, pois quando ela começa a desenvolver os estudos com as tecnologias ela já sabe ler e escrever, o que torna o seu desenvolvimento mais favorável, não havendo muita dificuldades, devido a isto, o lápis vai ter sempre esse papel preponderante com relação ao ensino-aprendizagem, enquanto a criança gradativamente vai desenvolvendo o seu senso tecnológico.

    Edna Maria

    ResponderExcluir
  13. A tecnologia é de suma importância para a evolução do mundo, mas não podemos esquecer que através da escrita é que damos início a vida acadêmica, onde temos o contato com lápis e papel. É muito importante digitar ou clicar só que as pessoas estão utilizando muitas vezes de maneira errada, estão abreviando as palavras onde dificultará um aprendizado de qualidade para nosso alunado. Não podemos retroceder a tecnologia é muito importante mas não podemos esquecer da escrita cursiva, os dois tem que andar em conjunto para que nossos alunos tenham uma aprendizagem de qualidade.
    Verônica Elias Fernandes

    ResponderExcluir
  14. Defendo a ideia que devemos ensinar os alunos a escrever com letra cursiva, pois é o correto e melhor para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, educando- a desde o inicio a se preparar para o futuro, mostrando que por mais que haja evolução tecnológica, na vida e na educação existem alguns pontos, ou seja, regras que não devemos mudar, portanto devemos mostrar que todo e qualquer concurso tem como regra essa escrita, e que alguns vícios e erros na escrita de jovens que usam os meios tecnológicos, e se comunicam abreviando e escrevendo errado, é um crime que estão cometendo com a nossa língua.

    ROSEMERI PEREIRA

    ResponderExcluir
  15. Historicamente e culturalmente o brasileiro se alfabetizou e, acompanha novas gerações aprendendo a ler e escrever, através do uso do binômio papel e caneta. Essa forma de alfabetização que, denominamos de escrita cursiva, nos últimos anos vem sendo acompanhada concomitantemente pela necessidade de sua aprendizagem também através das tecnologias educacionais, em âmbito escolar. Entretanto, considero que a antiga e rústica forma de alfabetizar educandos ainda é uma forma bastante eficiente e eficaz para esta finalidade, tendo em vista que permite o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e afetivas. Apesar disso, é necessário considerar que as novas formas possíveis de alfabetização, sobretudo com o auxílio dos computadores, deve ser considerada como mais uma possibilidade pelas instituições escolares e seus docentes para ampliar o leque de alternativas para o aperfeiçoamento da alfabetização dos seus estudantes.

    Alan Leite

    ResponderExcluir
  16. O lápis não perde espaço para o teclado, pois a coordenação motora é trabalhado desde da infância quando a criança começa dar os primeiros traços com o lápis mas quando ela começa a usar os seus traços no teclado e usar internet ela já esta alfabetiza da para conduzir o teclado com muita firmeza.

    Josineide Soares

    ResponderExcluir
  17. Ótimo vídeo este que tratou sobre a escrita cursiva, pois como educadores verificamos que nossos educandos, estão esquecendo-se de praticar a escrita cursiva, os mesmos só sabem usar a escrita digital ( Facebook, Instagran, Twitter, etc.), ficam com preguiça em pegar um papel e lápis ( caneta) e escrever uma carta, bilhete, preferem mandar um e-mail, para eles é mais fácil e 'correto', pois não precisam se preocupar com os erros de sua escrita.Como educadores, temos a obrigação em incentivar nossos educandos a praticarem a escrita cursiva, e como também mostrar a importância deste tipo de escrita.Podemos também verificar que as vezes alguns educadores também não usam a escrita cursiva e sim letras de forma, isto para facilitar o entendimento do texto que estão tentando passar a seus alunos, ou até mesmo pelo pouco uso da sua escrita cursiva, que pela falta de uso, ficou um pouco difícil de entender, é aquele velho ditado 'Casa de ferreiro, espeto é de pau'

    Francisco de Assis

    ResponderExcluir
  18. Acredito que o uso das novas tecnologias devem auxiliar o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças e jovens, mas deforma alguma substituir a letra cursiva, (o escrever), pois a linguagem escrita é também de suma importância e deve ser aprendida na prática e não só na digitação em frente ao computador, já que os alunos precisam aprender a escrever bem para se comunicar bem e na digitação acabarão automatizados pelo corretor online e o programa corretor do computador.

    Sandra Regina Pereira Gonçalo

    ResponderExcluir
  19. A escrita é uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade, foi através dela que as gerações puderam compartilhar seus conhecimentos com gerações futuras. Mesmo sem uma escrita formal o homem já usava esse recurso com o uso de símbolos em pedras, com o passar do tempo essa forma de escrita foi sendo substituida por formas de mais modernas e que fossem de melhor compreensão, com o avanço da internet e a globalização a necessidade de usar recursos tecnológicos na escrita tornou-se fundamental, pois ela permite uma maior difusão do conteúdo que não seria possível com a escrita manual, a grande questão é que nos dias atuais não é possível ter uma equipamento tecnológico a todo momento, então a escrita manual ainda não pode ser extinta e deve fazer parte da alfabetização juntamente com as formas de escrita computadorizada, havendo assim uma integração entre essas formas.

    Elisafi Lino Donato

    ResponderExcluir
  20. A escrita cursiva e o computador é o ideal. Mas a dificuldade de alguns professores com a tecnologia pode ser um problema. O professor tem que estar preparado para lidar com essas mudanças.Enfim caderno, lápis e borracha podem estar sim com os dias contados nas salas de aula.

    Lucivânia Leite.

    ResponderExcluir
  21. Não dá para segurar mais, o ganho para os alunos ao usar o computador é muito grande. Além de mais motivados, eles conseguem organizar melhor um texto, discutem mais o assunto e, ainda, buscam mais informações.

    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  22. Na minha opinião não devemos só trabalhar com uma ou outra letra pois cada uma tem sua importância e assim quem ganha é quem estra trabalhando. Todas tem suas finalidades e cada uma é adequada cara uma ocasião de nossas vidas.

    Djaneide

    ResponderExcluir
  23. O lápis perdeu espaço para o teclado os símbolos, desenhos e letras, sempre de próprio punho são eles que demonstram a civilização de épocas passadas e pode-se dizer ainda atuais , mas será que a alguns dias vamos deixar de ver nossos filhos aprendendo a ler e escrever no método normal com caderno e lápis, pois estamos entrando em outros tempos onde quem manda é a tecnologia, telas, teclados e textos impressos. Em sala de aula, entram os computadores, os cadernos ainda estão sobre as carteiras, mas letra cursiva parece mesmo com os dias contados até porque escrever correto já se tornou muito difícil para essa nova geração, que trás para os cadernos uma variação linguística trazida dos teclados as abreviações e códigos da internet. Alunos que acaba não aprendendo o português, porque você fica tão automático naquela correção do texto, que é feita pelo computador e pelo dicionário, que você acaba não aprendendo. Caderno, lápis e borracha podem estar com os dias contados nas salas de aula. Depois que uma escola norte-americana anunciou que a letra cursiva deixará de ser obrigatória no local, ficou ainda mais evidente que o lápis está perdendo espaço para o teclado.
    Edwirges Tamyres

    ResponderExcluir
  24. Meu Ponto de Vista:
    Por Walmir
    Como verificamos no vídeo e em nosso cotidiano de trabalho a escrita é um dos meios de comunicação que transmitiu e permitiu a evolução do homem nos mais diversos aspectos. Tornando-se imprescindível que sem ela nossa evolução teria sido muito mais lenta. E concordo com o professor Valdecir Teófilo quando nos diz: Imaginemos se não tivéssemos a escrita; precisaríamos transmitir os mais diversos assuntos apenas verbalmente ou na dependência de uma tecnologia que por mais moderna, gera dependência de outra, e de outro e assim por diante(falo baseado da necessidade de energia e da evolução do código binário inicialmente entendido pela máquina). Acho que aqui no Brasil devido as condições socioeconômicas e educacionais que temos torna-se impossibilitado a abolição da letra cursiva, pois a mesma esta diretamente ligada ao desenvolvimento psicomotor dos alfabetizandos, sendo que uma minoria do corpo discente de nosso País dispõe de recursos tecnológicos capazes de substituir a letra cursiva pelo teclado. Sabemos que as novas tecnologias nos auxiliam na apresentação de conteúdos, porém por se só não são capazes de promover o desenvolvimento motor e psicológico de nossos educandos.

    ResponderExcluir
  25. Apesar dos meios tecnológicos que estão disponíveis em nosso cotidiano, como celulares, computadores, tablets e etc, ainda se faz necessário estimular a escrita que é um processo de aprendizagem muito importante para a construção educativa do cidadão.

    Roberta Kelly

    ResponderExcluir
  26. O desenvolvimento motor é muito importante durante a fase escolar. Produzir movimentos com o lápis pode contribuir, sem dúvida, com essa atividade. Durante muitos anos nossos alunos tiveram demasiado contato apenas com duas formas de grafar: em letra de bastão ou em letra cursiva. Com o advento da tecnologia, com o surgimento e a atuação do computador na nossa vida, as diversas possibilidades de utilização de diversas fontes ampliou nosso contado com os tipos de letras. Esperamos que o computador sirva como potencializador para novas habilidades, colocando-os no controle da sua própria criação nas atividades gráficas.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  27. A evolução tecnológica possibilitou em matéria de estudo o uso de novas ferramentas de trabalho no cotidiano escolar,a democratização do uso do teclado elimina uma série de burocracia aliado ao uso do lápis. A substituição do uso do lápis pelo teclado é de fundamental importância no ambiente escolar tornando o ambiente mais prazeroso.

    Marcos Antônio

    ResponderExcluir
  28. Com a facilidade da digitação o lápis está cada dia perdendo o seu lugar na vida escolar dos alunos. Digitando eles não são obrigados a escrever corretamente e o próprio computador corrige caso esteja à palavra errada. Então os alunos estão preferindo digitar ao escrever, as letras estão ficando cada vez mais ilegível e estão perdendo o costume da escrita. Mais como a própria reportagem diz não podemos excluir de vez a letra cursiva, pois ela contribui para o desenvolvimento motor da criança.

    Luzimeire de Cássia

    ResponderExcluir
  29. Sem duvida os tempos hoje estão mudando, eu mesmo tenho as mesmas dificuldades apresentadas pelo professor no vídeo, escrevo sempre no quadro com letra de forma e não cursiva. Mas assim como ele, admito a importância da letra cursiva, em redações para o vestibular, ou mesmo em uma pequena carta ou em algum texto numa seleção de emprego a letra pode contar e muito. De outro ponto de vista alguém com pouca habilidade no teclado, e com dificuldade em realizar operações básicas em um computador, também pode perder oportunidades em emprego e chances nos estudos. O melhor mesmo nesse momento é tentar se sair bem teclando e escrevendo em letra cursiva.

    Leonardo Barboza da Costa

    ResponderExcluir
  30. O texto mostra opiniões de pessoas e profissionais que defendem o uso da letra cursiva enquanto outros preferem e usam com mais frequência a letra que habitualmente chamamos de “fôrma”; aquela usada nos teclados dos computadores.
    Particularmente, acho importante a forma convencional que aprende-se nas nossas escolas por vários motivos: treinamos a nossa coordenação motora, aprendemos melhor o conteúdo expondo nossas ideias e reflexões de forma mais detalhada, sem o automatismo que se revela quando escolhemos a escrita dos nossos instrumentos de comunicação, como por exemplo, o teclado.

    ResponderExcluir
  31. O vídeo ora exibido apresenta a importância do uso do lápis e o risco de seu desuso enquanto ferramenta voltada à escrita. Essa tendência tem sido justificada pelo avanço das tecnologias, como computadores (que utilizam o teclado como ferramenta de escrita), o tablet (que a partir do uso dos dedos, possibilita a escrita), bem como alguns programas criados para deficientes físicos, por exemplo, que captam a fala do usuário e transformam comandos em caracteres visíveis na tela da máquina ou mesmo de programas que assessoram engenheiros, topógrafos, geógrafos e outros profissionais, que já não fazem uso do tradicional lápis em seus projetos.

    A substituição do velho e tradicional lápis de madeira pelas ferramentas tecnológicas nas mais diversas atividades, é uma tendência mundial “quase” irreversível. Entretanto, seu uso certamente se dará ainda por muitos anos, em países e comunidades pobres que não dispõem de recursos financeiros para terem acesso aos mais modernos meios de informação, comunicação e trabalho.

    Embora saibamos dos benefícios ambientais relacionados a diminuição de matérias-primas necessárias a fabricação dos lápis e das facilidades que as tecnologias possibilitam ao desenvolvimento de uma infinidade de atividades, é preciso pensar se toda a modernidade e se os elementos por ela incorporados ao espaço vêm realmente beneficiar e se são abrangentes a todos os cidadãos.

    Nesse contexto, se tomarmos como referência a substituição do uso do lápis por outras ferramentas, veremos que não!

    Francisco Valdenir Lima
    IEDCJ-Souza T3

    ResponderExcluir
  32. Não será o meio que mudará o processo comunicativo, o lápis é útil como o teclado também, cada ambiente com seus recursos, o meio tecnológico abre espaço para o teclado, já o meio simples para a caneta, que escrevam com estes recursos, só não deixem de escrever como a norma dita, como os bons costumes da linguagem prega, que se tornem poetas com escritos virtuais, mas que não percam a essência da bela da arte da escrita.

    ResponderExcluir
  33. Eu acho importante saber escrever com letra cursiva, pois o ser um humano sempre andará com um computador para digitar? Acho que não, mas isso não quer dizer que uma pessoa não possa aprender do mesmo modo só porque não sabe escrever com letra cursiva, até porque a inteligência não está na mão.

    ResponderExcluir